Nosso Diretor-Fundador

Prof. Dr. MARCELO LAMY

Advogado e Consultor Jurídico. Graduado em Ciências Jurídicas pela UFPR. Mestre em Direito Administrativo pela USP. Doutor em Direito Constitucional pela PUC-SP. Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) em Direito Ambiental Internacional e da Faculdade de Direito da Universidade Católica de Santos (UniSantos). Membro do Comitê Institucional de Iniciação Científica (CNPq-UniSantos) e Coordenador Institucional do Programa Ciência Sem Fronteiras (CAPES-CNPq-UniSantos). Professor participante do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) em Direito da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Diretor da Escola Superior de Direito Constitucional - ESDC. Coordenador e Professor da Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Constitucional da ESDC. Conselheiro internacional e professor convidado do Instituto Jurídico Interdisciplinar - IJI da Faculdade de Direito da Universidade do Porto. Avaliador do Sitema E-MEC. Diretor da Revista Brasileira de Direito Constitucional - RBDC, dos Cadernos Interdisciplinares Luso-Brasileiros e da Revista Notandum. Diretor do Núcleo Pensamento e Criatividade (ESDC - Escuela de Pensamiento y Creatividad de Madrid), do Núcleo Humanidades (ESDC - Centro de Estudos Medievais Oriente & Ocidente da Faculdade de Educação da USP- CEMOrOc-USP) e do Núcleo Direito Interdisciplinar (ESDC - IJI). Consultor da Coordenadoria de Direito Constitucional e Membro Efetivo da Comissão de Desenvolvimento Acadêmico da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção São Paulo OAB/SP.
 

curriculum lattes

LIVROS PUBLICADOS:

METODOLOGIA DA PESQUISA JURÍDICA

Técnicas de Investigação, Argumentação e Redação

Diferentemente das diversas obras que se limitam a apresentar técnicas para elaborar trabalhos acadêmicos, este livro instiga todos os pesquisadores a reaprender a pensar.

Neste livro, você aprenderá a identificar, organizar, apresentar, fundamentar e refutar as ideias, desenvolvendo trabalhos que portem legitimamente o qualificativo científico.

Compreenderá também as interações entre as diversas ferramentas da pesquisa: da metodologia, da argumentação, da lógica e da retórica.    

:::::::::::::::: mais

   

Franquia Pública

Fruto de sua dissertação de mestrado, defendida na Faculdade de Direito da USP, objetiva verificar a disciplina jurídica aplicável à relação de franquia empresarial e a possibilidade da utilização desta forma negocial pela Administração Pública. Verificam-se os aspectos jurídicos desta relação mista com atenção especial à possibilidade de adaptar-se a um regime de Direito Público, onde uma das partes assume prerrogativas especiais e o respeito à legalidade estrita deve imperar.

O conceito de franquia a formação do vínculo, os elementos do contrato, as obrigações do franqueador e dos franqueados, o adimplemento, o adimplemento defeituoso, o inadimplemento parcial e o inadimplemento definitivo, a extinção do contrato e as conseqüências jurídicas de todas estas questões são analisadas tanto na franquia empresarial, como na franquia utilizada pela Administração Pública.

 

ALGUNS ARTIGOS (on-line)

As funções jurisdicionais e a criação de direitos (RBDC-15 - jan./jun.2010)

Doutrina Judicial Vinculante sobre as Comissões Parlamentares de Inquérito (RBDC-15 - jul./dez.2009)

Repartição Federal de Competências Ambientais (RBDC-13 - jan./jun.2009)

Conflitos dogmáticos da proteção penal do meio ambiente e da ordem econômica (RBDC-11 - jan./jun.2008)

Extradição e Delação Premiada - caso Abadía (2008)

Liberdade de Opinião (2007)

Princípio da Legítima Confiança (2007)

Reflexões sobre a Fidelidade Partidária (2007)

CPI - Direito da Minoria (2007)

Repercussão Geral das Questões Constitucionais (2007)

Conceitos Jurídicos Indeterminados (2007)

A universalização dos Direitos Humanos e a especialidade do pensamento islâmico (2006)

Generalização dos efeitos da Decisão de Inconstitucionalidade (2006)

Princípio Constitucional do Estado Democrático e Direito Natural (2006)

Sistema Brasileiro de Controle da Constitucionalidade (2005)