Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Brasileira de Direito Constitucional - RBDC, editada desde 2003, com periodicidade semestral, publica trabalhos científicos (originais, de revisão e de divulgação científica) de pesquisadores e docentes de instituições nacionais, estrangeiras e internacionais que contribuam para o desenvolvimento do DIREITO CONSTITUCIONAL.

 

Políticas de Seção

Trabalhos Científicos

Na avaliação dos trabalhos científicos originais, serão considerados os seguintes critérios qualitativos: 1) Validade da proposta (revelada pelo problema, pelo objetivo, pela justificativa e pela relevância da investigação); 2) Validade da resposta (revelada pela solidez da base empírica e do método, bem como pela interlocução com a literatura pertinente); 3) Abrangência da conclusão (revelada pela logicidade argumentativa e pelo impacto teórico da mesma); 4) Novidade intrínseca do trabalho; 5) Qualidade linguística.

Na avaliação dos trabalhos científicos de revisão, serão considerados os seguintes critérios qualitativos: 1) Validade da proposta (revelada pelo problema, pelo objetivo, pela justificativa e pela relevância da investigação); 2) Validade da resposta (revelada pela solidez do método, bem como pela interlocução com a literatura pertinente); 3) Abrangência da conclusão (revelada pela logicidade argumentativa e pelo impacto teórico da mesma); 4) Qualidade linguística.

Na avaliação dos trabalhos de divulgação científica, serão considerados os seguintes critérios qualitativos: 1) Justificativa e relevância da divulgação; 2) Interlocução com pesquisas semelhantes; 3) Logicidade argumentativa; 4) Impacto teórico da pesquisa divulgada; 4) Novidade intrínseca do que é divulgado; 5) Qualidade linguística.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os textos recebidos são submetidos à avaliação prévia realizada pelo Comitê Editorial, verificando sua adequação à linha editorial da revista.

Após esse filtro, os artigos são remetidos a dois pareceristas para a avaliação qualitativa da forma e conteúdo do texto, de acordo com o sistema conhecido como revisão pelos pares, sem identificação.

Somente os textos que receberem duas recomendações de publicação poderão ser publicados nas edições em formação.

Os autores são informados periodicamente sobre o andamento das avaliações, cujo prazo médio é de 90 dias.

Ao final desse processo, recebem comunicação formal da revista sobre a valiação, que anexará, de acordo com cada caso, os pareceres sobre seus textos, sem identificação de autoria.

Recebido algum parecer com alguma recomendação de modificação (de estrutura ou de conteúdo), este é imediatamente encaminhado para o(s) autor(es) do texto para que incorpore(m) as modificações sugeridas. Nesse caso, o texto modificado deverá ser remetido para a revista e será novamente avaliado em função das alterações.

A RBDC adota os princípios contidos nos Códigos de Ética do Committee on Publication Ethics (COPE) (http://www.publicationethics.org/), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (http://www.cnpq.br/web/guest/diretrizes) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (http://www.fapesp.br/boaspraticas/).

 

Periodicidade

A publicação dos textos aprovados dá-se coletivamente, quando o número em concreto estiver fechado, a cada semestre.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 


Revista Brasileira de Direito Constitucional - RBDC
ISSN: 1678-9547 (impressa) - 1983-2303 (eletrônica)
Escola Superior de Direito Constitucional - ESDC