Filosofia e Educação
Os Orientes e o Ocidente

Seminário Internacional - CEMOrOc 2006

Jean Lauand (org.)

 

 

APRESENTAÇÃO

Já vai se tornando uma tradição a realização destes nossos Seminários Internacionais na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, organizados, - desde sua “pré-história” - pelo CEMOrOC - Centro de Estudos Medievais Oriente e Ocidente, do Departamento de Filosofia e Ciências da Educação da FEUSP.

Os Seminários , agora em sua sétima edição, foram inaugurados em 2001, com Cristianismo - Filosofia, Educação e Arte, título também da edição de 2002. No ano seguinte, tivemos A Virtude e as Virtudes Cardeais. Filosofia, Educação e Arte foi o tema de 2004 e, no segundo semestre desse ano, Religião, Valores e Educação, seguido de Filosofia e História da Educação Antiga e Medieval.

A Editora Mandruvá publicou, em diversas de suas revistas, a maior parte das conferências e comunicações desses seminários, disponíveis também em seu site: http://www.hottopos.com. Nossos agradecimentos ao Prof. Dr. Sylvio Horta, que há dez anos fundou e dirige essa editora, uma das mais importantes do pensamento filosófico internacional na Internet.

O Seminário deste ano, Filosofia e Educação: Os Orientes e o Ocidente, é co-organizado por três prestigiosas instituições, com as quais o CEMOrOc tem partilhado todos seus projetos: o IJI - Instituto Jurídico Interdisciplinar da Faculdade de Direito da Universidade do Porto; a ESDC, Escola Superior de Direito Constitucional e o Grupo de Estudos Clássicos e Medievais da FEUSP. Valho-me desta ocasião para expressar, em nome dos participantes e de nossos alunos, nosso profundo agradecimento aos notáveis professores que fundaram e dirigem esses centros: Paulo Ferreira da Cunha (que, embora radicado em Portugal, tem propiciado um imenso enriquecimento para a universidade brasileira e, em particular, para a FEUSP), Marcelo Lamy e, nossa colega, Gilda Naécia Maciel de Barros. Ao Prof. Marcelo Lamy, devemos também a iniciativa desta edição.

O presente volume trata de algumas questões de filosofia, Weltanschauung e educação, confrontando o Ocidente e os Orientes. Se cabe falar de Ocidente em singular, é necessário distinguir três Orientes: o Próximo (hoje, por razões que não é o caso de discutir nesta apresentação, designado por Oriente Médio), o Médio e o Extremo; tipificados pelo mundo Árabe; a Índia e a China.

Ao pensamento indiano, é dedicada a conferência de abertura do Seminário, na qual o Prof. Dr. Paulo Ferreira da Cunha nos brinda uma sugestiva reflexão ao sabor dos contos da Índia. Trata-se, no fundo, de uma interpelação da pedagogia ocidental, convidada a refletir sobre a arte de viver, apresentada na proposta oriental de desapego, justiça e educação.

A cultura árabe, o sistema língua-pensamento árabe é discutido na conferência sobre os provérbios (que por assim dizer objetivam esse sistema) e na fina apresentação da Dra. Aida Hanania sobre a arte árabe por excelência: a caligrafia. O Prof. Marcelo Lamy discute o atualíssimo tema dos direitos humanos e de sua fundamentação na tradição islâmica.

Voltando-nos para os fundamentos do Ocidente, a clássica questão da possibilidade e dos limites da educação na Grécia é objeto da análise da Profa. Dra. Gilda Naécia Maciel de Barros; o Prof. Dr. Marcos Sidnei Euzebio discute aspectos do pensamento e da pedagogia de Isócrates e a Profa. Maria Amalia Longo Tsuruda nos mostra a presença do Oriente na comédia de Aristófanes.

Três professores do DLO-FFLCHUSP discutem aspectos da língua, da cultura e da pedagogia da China clássica: a Profa. Dra. Ho Yeh Chia investiga os fundamentos antropológicos das formas quotidianas de convivência, o Prof. Dr. Sylvio Horta nos apresenta a tradição proverbial e o Prof. Antonio José Bezerra de Menezes Jr. discute o rito na educação confuciana.

A amplitude e a variedade dos temas expressa o pressuposto fundamental destes encontros: o de que a educação e os grandes temas pedagógicos, quando pensados em seus fundamentos, sempre requerem o diálogo com a filosofia e a antropologia filosófica, que, por sua vez, convocam as grandes tradições culturais.

Jean Lauand, setembro de 2006