ADOLESCENTES E SUA PERCEPÇÃO DE DIREITOS HUMANOS
 ADOLESCENTS AND THEIR HUMAN RIGHTS PERCEPTION

ZÉLIA MARIA MENDES BIASOLI-ALVES
Professora Titular do Departamento de Psicologia e Educação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP.

MARIA ELIDE DE CONTI TRAVAIN
Doutora em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Departamento de Psicologia e Educação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP. Professora na UNIP.

Recebido para publicação em julho de 2004.

Resumo: As Ciências Humanas e Sociais têm se empenhado em desenvolver linhas de investigação para melhor compreender a adolescência, face aos questionamentos e dificuldades dos adultos para lidarem com eles. Esta pesquisa tem por objetivo um estudo com adolescentes brasileiros de diferentes camadas sociais, realizado através da aplicação da Entrevista de Apropriação de Direitos Humanos, que visa trazer dados sobre sua percepção da existência e necessidade de determinados direitos. Para tanto, foram selecionados três grupos de adolescentes de 14 e 15 anos, um de Escolas Públicas, camada popular (N=80), outro Escola Particular, camada média e média alta (N=80), e um terceiro que freqüenta Núcleos da Infância e da Adolescência (N=28), aos quais foi aplicada a Entrevista, na própria Escola ou Núcleo. Os dados mostram resultados muito próximos entre os três grupos na maneira de visualizar os direitos em 8 das 11 situações investigadas; eles diferem na maneira de considerar o direito do aluno frente ao professor, ao tratamento médico e ao trabalho infantil: os dos Núcleos e Escola Pública dão mais poder ao adulto, e quanto ao trabalho infantil, os da Escola Privada negam que eles devam trabalhar e afirmam a necessidade de ir à Escola; observou-se, então, maior tendência a uma posição mais crítica entre os alunos de Escola Pública, enquanto que os de Escola Privada tendem a se conceder um papel mais ativo às crianças e adoelscentes, que poderia ser de enfrentamento de regras que não aceitam ou com as quais não concordam.

Palavras-chave: Adolescência. Camadas Sociais. Direitos Humanos. Percepção.

Abstract: Human and Social Sciences are trying to develop lines of investigation to better understand the adolescence; this is important, in special, because adults are facing  problems and difficulties in dealing with adolescents. This research intends to do one study with Brazilian adolescents of different social classes, using the Human Rights Appropriation Interview with the objective of collecting data about their perception of the existence and need of certain rights. To do so, three groups of adolescents of 14 and 15 years old were selected, one of Public Schools students (N=80), another of  Private School students (N=80) and a third of adolescents that participate on Infancy and Adolescence’s Centre (N=28), to whom it was applied the interview when they were at their own School or Centre. Data show that the results of the three groups are very similar in 8 of the 11 situations investigated; on the other side, they differ in the way they consider the right of the student in face of the teachers, also when under medical treatment and finally there is a group that justifies the situations where they use to approve childhood work; the Private School students deny  children’s right to work and emphasize the need of going to School; then, it was observed a bigger tendency to a more critical position between the Public School students, while the Private School students tend to propose a more active role to the children and adolescents, meaning to face the rules that they don’t accept or agree with.    

Key words: Adolescence. Social Class. Human Rights. Perception.