Disciplina

Técnicas de Argumentação e de redação jurídica

 


Plano Geral de Estudos


1. IDENTIFICANDO IDÉIAS COM LIBERDADE. 1.1. Propósitos do estudo da teoria da argumentação (domínios da argumentação, realismo da comunicação, limites da argumentação, instrumentos da argumentação). 1.2. Identificando e organizando provisoriamente as idéias (reformulação objetiva; distinção entre fatos, idéias, opiniões e crenças; 5 quês e 4 causas; busca inicial de uma ordem de acordo com a estrutura lógica, mas desarticulada do resultado; formulação livre do problema).

2. ORGANIZANDO AS IDÉIAS. 2.1. Orientação argumentativa. 2.2. Funções da estrutura ou do plano lógico. 2.3. Principais tipos de planos (enumerativo, cronológico, dialético, analítico, spri, sosra). 2.4. A importância das transições. 2.5. Relatório como plano argumentativo.

3. APRESENTAÇÃO DAS IDÉIAS. 3.1. Relevância da apresentação e do encerramento. 3.2. Introdução. 3.3. Conclusão. 3.4. Desenvolvimento dos argumentos. 3.5. Enunciação de uma tese (certeza positiva ou negativa; dúvida relativa ou absoluta; destaque do essencial; paráfrase ou citação de pensamento alheio; o argumento implícito).

4. FUNDAMENTAÇÃO DAS IDÉIAS. 4.1. Eixos do raciocínio lógico (dedutivo, indutivo, por oposição, contradição, por eliminação, por alternativa, apresentação das causas). 4.2. Gestão dos exemplos.

5. REFUTAÇÃO DE IDÉIAS. 5.1. Rejeição total. 5.2. Concessão parcial. 5.3. Modulação ou ponderação. 5.4. Necessidade da justificativa. 5.5. Mecanismos retóricos de refutação. 5.6. Necessidade de um apontamento final.

6. ESTILOS ARGUMENTATIVOS. 6.1. Estrutura coordenada e subordinada das idéias (frase, oração, período, orações coordenadas, orações subordinadas, orações subordinadas adverbiais). 6.2. Encadeamento das idéias. 6.3. Técnicas estilísticas (envolver o interlocutor, recurso às normas, técnicas de estilo).

7. FUNDAMENTOS DA RETÓRICA. 7.1. Contexto inicial (funções da retórica, retórica na Grécia antiga, retórica romana, decadência da retórica, recente resgate da retórica). 7.2. Sistema retórico (invenção, disposição, elocução, ação). 7.3. O domínio da argumentação.

8. LEITURA RETÓRICA DOS TEXTOS. 8.1. Identificar o contexto (quem fala, quando, contra quem, por quê? , como se revela o autor, como estilístico, como argumentativo, como intratextual, a quem). 8.2. Identificar os argumentos (argumentos quase-lógicos, argumentos fundados na estrutura do real, argumentos que fundamentam a estrutura real, argumentos por dissociação).


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